
Quando estive no Piscinão de Ramos pela primeira vez, a impossibilidade de acessar a piscina propriamente dita me chamou atenção. Afinal, era uma área enorme mas totalmente desordenada. Diversas estruturas metálicas fincadas no solo disputavam cada milímetro de espaço urbano.
Como resultado, a atividade econômica estava "com os dias contados". Diversos trailers abandonados compunham a paisagem. Os poucos que ainda funcionavam, usavam de expedientes ilegais para sobreviver.
Ontem, dando continuidade ao trabalho de desenvolvimento do ordenamento urbano no Parque, lá estive e encontrei a figura mais popular que eu conheço: Dicró.
O cara é um filósofo formado na vida. Tem a alma da rua.
Acompanhavam nossa reunião alguns técnicos da Prefeitura e empresários. O objetivo era discutir com os envolvidos todos os 'poréns' de um projeto de associativismo, que vai muito além da instalação de equipamentos. Afinal, é fundamental transformar as pessoas. Para isto tivemos que lembrar de diversas atitudes que precisam ser tomadas por eles mesmos.
Dicró assim que viu a reunião se aproximou e logo começou a participar. Lembrou da briga dele com o então Secretário de Meio Ambiente, que era contrário a idéia da criação do Parque. O cantor deu uma verdadeira aula sobre a região.
Depois falou sobre a vida das pessoas daquela região, das palafitas e de dificuldades de ter acesso à cultura. O papo rendeu tão bem que para formular projetos foi um pulo. Dicró falou sobre umas quatro ou cinco idéias para melhorar a vida daquela população. Uma delas me chamou a atenção. Ele sugeriu a colocação de uma barca para que as pessoas pudessem, da Baía de Guanabara, visualizar pontos importantes da cidade, numa espécie de visita guiada. A saída seria do píer da colônia de pesca, que fica logo no início do Parque.
A participação dele no encontro foi fundamental. Manteve todos envolvidos com a transformação daquela região, trazendo de volta todo o charme perdido com o passar dos anos.
E, parafraseando uma grande artista brasileira - Mara Manzan - No Parque da Vizinhança de Ramos, "Cada mergulho é um flash".
Imagens da Operação realizada no Parque da Vizinhança de Ramos.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário