Conscientização. Com este propósito, a Coordenação de Controle Urbano da Prefeitura do Rio (CCU) cria o Urbaninho (foto). Além das ações de fiscalização das posturas municipais e da ordem urbana, o órgão fará um trabalho simultâneo de conscientização. O Urbaninho visitará as escolas, as ruas, as praças e as comunidades.
O boneco faz parte de um programa da Prefeitura – Ordenando a Cidade – que têm como foco principal o cidadão. Conscientizar é fundamental.
Nos últimos tempos, a sociedade vem despertando para a necessidade de garantir a qualidade de vida dos seus habitantes e visitantes. O Urbaninho vai ser utilizado na geração de cidadania através da reflexão do cidadão sobre o seu papel social.
Nesta perspectiva, o programa propõe um conjunto de ações educativas permanentes e interligadas, voltados ao desenvolvimento de hábitos, atitudes e valores. Desta forma, o Urbaninho atua diretamente na mudança de comportamento do cidadão, ajudando a criar uma consciência cidadã.
Por mais complexa que possa ser a construção ou a manutenção da ordem urbana, observa-se que tal situação necessita da participação de todos nós.
O conflito do cotidiano tem a nossa participação. Somos mesmo tempo alvo e atores da ação.
5 comentários:
Super interessante o Urbaninho. Já era hora da questão do Controle Urbano se estender à conscientização das crianças e jovens cariocas.
De fato, conscientizar o cidadão a respeito do seu papel no espaço público urbano é necessário.
Mas, gostaria de saber como foi escolhida a arte do mascote da CCU.
A arte do Urbaninho é trabalho do Serviço de Estudos e Projetos da Coordenação de Controle Urbano, com acompanhamento da Sec. de Comunicação do GBP
Pelo amor de DEUS... vamos valorizar essa ilustração...
O personagem não ficou feio não. Ficou simpático e certamente vai criar empatia com as crianças.
Postar um comentário