quinta-feira, 29 de maio de 2008

Lapa revitalizada... Sim, foi a Prefeitura!

As pessoas não percebem
a mão da Prefeitura na revitalização da Lapa


Outro dia estava indo para Campo Grande e ouvi uma entrevista do escritor Ruy Castro. Ele falava sobre o trabalho de um grupo de pessoas que, mobilizados, reuniram-se para fazer uma limpeza nos arcos da Lapa. Lembrou a ação saudável dos cidadãos em dispor de um tempo para cuidar do bem público. Teceu comentários sobre a falta de empenho das autoridades municipais. Disse que a Lapa é o que é hoje porque os empresários de diversos setores investem no bairro.

"Perdoe-me Ruy, mas acho que faltou informação."

É verdade que os empresários da noite voltaram seu foco para a região há alguns anos, mas foi a Prefeitura do Rio que viabilizou o funcionamento de todos eles. Isto sem falar do Circo Voador, que após uma longa pendenga com o governo anterior, foi reaberto.

A Prefeitura investiu em reformas e eventos nos arcos. Foi a flexibilização das regras no desenvolvimento de atividades econômicas, em parceria com a iniciativa privada, que permitiu o surgimento de um sem número de atividades.

Além disto, o trabalho da Coordenação de Controle Urbano – CCU - junto aos ambulantes, ajuda a manter a Lapa organizada e segura através de um projeto de associativismo, na busca da liberdade de funcionamento à atividade econômica.

Além disso, é importante ressaltar que um conjunto mínimo de condições de segurança – parcerias entre Polícia Militar, Guarda Municipal e CCU, tem produzido a sinergia econômica no bairro. Isso sem falar nas parcerias público-privadas, que possibilitaram (e continuam possibilitando) a recuperação da Lapa.

No bairro mais boêmio do Rio, a Prefeitura fez sua parte para que tantas pessoas possam usufruir desse espaço tão sagrado da nossa cultura. E o trabalho tem que continuar.

Nenhum comentário:

---

Copyright 2006-2008 - Lucio Costa - Ordem Urbana Rio
design by: Marcello Rambo - Movimento Cesar Maia