sábado, 28 de junho de 2008

Ordem... Vida digna!

O trabalho de ordem dá dignidade a vida

A experiência adquirida nos meus 27 anos de exercício na função pública, me permitem fazer tal afirmação. Não basta reprimir, até por que cultura não se reprime. É necessário trabalhar para formar a cultura do uso do logradouro público de forma ordeira.

A existência de diversos componentes estruturais eleva o problema à condição de multifuncional. Desta forma, foi necessário entendê-lo como tal. O trabalho de qualificação dos servidores que atuam diretamente no sistema está de vento em popa.

Mas, o principal, que no nosso caso é o cidadão, precisa ainda compreender a questão e participar ativamente da solução - já que boa parte das causas estão nos hábitos e costumes do cariocas. É possível usar o logradouro público para a diversão e outras atividades com responsabilidade.

O resultado do trabalho da Ouvidoria da CLF (Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Prefeitura do Rio) aponta para a disseminação da idéia da ordem. Numa rápida olhada, percebe-se que o mapa de demanda pontua por todos os bairros da cidade. Mais do que atingir a cidade como um todo, aumenta exponencialmente.

Ou seja, já existe uma semente plantada. É necessário agora que haja continuidade de todas as políticas públicas já existentes, além da natural aplicação de novas idéias e estudos que agreguem valor. Urge legislar.

Só assim poderemos, a médio prazo, ver nossa cidade menos combalida por mazelas que, se não são criadas por nós diretamente, têm a nossa participação na retro-alimentação do processo. É necessário que o desenvolvimento da cidadania, fundada em uma legislação moderna, seja levado a todos sem distinção.

Um comentário:

segadasvianna disse...

Lucio Costa é uma das figuras mais importantes e pioneira na questão da ordem urbana no Rio. Sua postura frente às irregularidades é inatacável e sempre primou pelo máximo da correção. Tenho várias satisfações desde que conheci Lucio Costa. Uma delas foi trabalhar ao seu lado quando estava como Gerente de Fiscalização da Comlurb em ações de controle urbano. Outra foi conhecer um profissional sério, honesto e dedicado, com amor pelo que faz. e finalmente, foi conhecer o amigo, o cidadão, o chefe de família, o ser humano excepcional que é Lucio Costa.
Minha família tem alguma tradição na área do serviço público. Meu pai foi Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de Getúlio Vargas e depois de Rannieri Mazzili e meu tio foi Ministro da Guerra do governo parlamentarista de Tancredo Neves e alicerçado nesta história de serviços ao país posso afirmar sem sombra de dúvida que Lucio Costa é um dos grandes homens públicos desta cidade.

---

Copyright 2006-2008 - Lucio Costa - Ordem Urbana Rio
design by: Marcello Rambo - Movimento Cesar Maia