quinta-feira, 10 de abril de 2008

Barra contra a dengue!

Ontem, no Píer da Barra, a associação de barraqueiros da praia – Praia S.A. -, reuniu um grupo de profissionais do setor para uma palestra sobre a dengue.

Aproximadamente 100 barraqueiros ouviram atentamente as explicações da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde do Município do Rio. Como cidadãos, todos foram intimados a participar do combate a dengue. Obtiveram as informações necessárias e agora pretendem colocá-las em prática e difundí-las em suas comunidades.

Na Barra, o trabalho de ordenamento começou há três anos. Naquela época, cada operação noturna realizada nas areias, resultava em mais de 10 toneladas de materiais e equipamentos irregulares retirados. Hoje, as irregularidades persistem, mas a melhora já é perceptível.

Mas o que "salta aos olhos" na Barra da Tijuca é o relacionamento entre os envolvidos e grandes interessados na questão. Barraqueiros, Associações de Moradores e Empresas trabalham juntos na busca da cidadania necessária ao desenvolvimento da região.

A FANBARRA - Federação das Associações e Amigos da Barra da Tijuca e Adjacências - criou a 'Ouvidoria Comunitária', com a participação direta dos barraqueiros da praia. Assim, eles buscam o relacionamento direto, fundamental para o desenvolvimento e sucesso das atividades. Em breve, os barraqueiros integrantes do projeto, receberão um adesivo que vai os diferenciar dos demais.

Importante também é a participação dos moradores. Eles podem - e devem - ajudar a transformar as atividades e, desta forma, gerir o conflito do cotidiano, operando diretamente no problema.

Isto me fez lembrar o importante papel do funcionário público, como representante do Estado.

É um caso de sucesso!

Nenhum comentário:

---

Copyright 2006-2008 - Lucio Costa - Ordem Urbana Rio
design by: Marcello Rambo - Movimento Cesar Maia